25 de agosto de 2012

Chester Brown

Brown nasceu no Canadá em 1960. Começou publicando a série "Yummy Fur", de onde surgiu o personagem "Ed, the Happy Clown", deixando-o famoso nos anos 80 como um dos pilares da "revolução dos quadrinhos adultos". A partir dos anos 90 publicou quadrinhos biográficos, como "Louis Riel" (um personagem histórico do Canadá), e autobiográficos, como "A Playboy" e "Pagando por sexo" - Chester costuma tratar de temas polêmicos em seus quadrinhos.
O nome dele sempre me foi familiar, mas nunca havia lido nada dele, até colocar as mãos no "A Playboy" que meu amigo Will me emprestou. As páginas, em sua maioria cobertas de preto e com apenas dois grandes quadros em cada, causaram estranhamento a princípio. Sem contar o traço tosco e caricatural de Chester, que parece desenhar todos à sua volta de modo "normal", e a si mesmo de modo disforme. "A Playboy" mostra a relação ambígua de Chester com a tal revista, que dura desde o início de sua adolescência até os dias atuais, passando por momentos de amor e ódio: Com medo de ser pego de surpresa, ele esconde os exemplares que compra, joga-os fora, ou os queima. "Arrependido", compra vários de novo em sebos que visita, e repete o mesmo ato diversas vezes. Ao longo de toda a história há o "diabinho" de sua consciência, que narra a maior parte da história. É uma hq que incomoda e vicia ao mesmo tempo. Não vejo a hora de ler "Pagando por sexo", que, além de ter uma introdução do Robert Crumb na edição, mostra a decisão de Chester de apenas de relacionar com prostitutas.

Edição dezembro/12: Li "Pagando por sexo" e gostei muito, vale a pena. Admiro no Chester a mistura dele de coragem e timidez.



Um comentário:

Unknown disse...

Aline,
sua linda,
adorei o blog. Brigado pela menção. Semana passada eu fui na Cultura e vi "pagando por sexo", mas nem me liguei que era dele. Mesmo eu dispondo de alguma grana pra gastar, pagar $50 mangos em cada quadrinho é pesado demais.

Snif, snif.

Beijos